terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Motivação

O título deste capítulo seria 'Introdução' , mas eu preferi alterar para 'Motivação', pois é isso mesmo: O que motiva um homem a conhecer países sobre os quais pouco é falado e quando se encontra um comentário geralmente é negativo?
                Desculpe-me caro leitor, fiz a pergunta mas não tenho a resposta. Se tivesse seria algo complexo como:
- Interesse histórico-geográfico-cultural, aliado ao prazer de andar de moto e principalmente, desejo de conhecer as pessoas que lá vivem e que pelo caminho encontramos.
                Há tempos eu acalentava o desejo de visitar o Oiapoque. Olho com carinho este pedaço do mapa do Brasil desde a época em que a estrada de Macapá a Oiapoque era praticamente toda de terra. Nas outras viagens que fiz ao Norte eu sempre estudava a opção de esticar até lá mas nunca consegui encaixar os dias necessários nas férias disponíveis.
                Durante minhas pesquisas sobre a região foi encontrando informações não só sobre o extremo Norte do Brasil mas também sobre os poucos conhecidos vizinhos, as Guianas e o Suriname. Quanto mais eu lia mais eu desejava encarar o roteiro que chamei de Volta Amazônica e que me levaria do Oipoque à Boa Vista passando pela Guiana Francesa, Suriname e Guiana.
                Os anos foram passando e as condições das estradas neste trajeto melhoraram consideravelmente. Atualmente, de Macapá a Oiapoque restam apenas 110 km de terra. A travessia de Oiapoque à St. George na Guiana Francesa é feita em uma balsa e não mais nas canoas, a ponte está pronta mas falta a infraestrutura de fronteira no lado Brasileiro. Na Guiana Francesa e o no Suriname as estradas foram recuperadas e estão ótimas. Entre as duas Guianas e o Suriname existem serviços de balsa regulares e confiáveis. O que era para ser a pior estrada da América do Sul, a ligação entre Georgetown na Guiana e Bonfim na fronteira com o Brasil, hoje é uma estrada de terra regular que pode apresentar alguma dificuldade ao viajante somente na época das chuvas. Tudo posto não havia mais nenhum motivo para adiar esta viagem. Era somente uma questão de escolher a época do ano com menos possibilidade de chuvas, principalmente na Guiana.
                Os meses escolhidos foram Outubro/Novembro, pouca chuva na Guiana mas sabia que na volta poderia pegar alguma chuva no Brasil.
                A pesquisa e muito da motivação veio do site '1000 Dias', um relato de um casal que está viajando pelas Americas e que escreveram coisas muito interessantes sobre as Guianas e Suriname. Outras referências estarão listadas no capítulo final.

                Bem, deixemos de conversa e vamos ao relato. Não sou nada bom em prosa e preferi escrever no formato de diário, como um blog atrasado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário