domingo, 5 de janeiro de 2014

2 a 4/11/2013 - Manaus - Belém (Os dias no navio)

    Não imaginem o meu navio como um transatlântico, no Norte 'navio' é como são chamados os barcos de ferro ou aço. Se for de madeira é barco mesmo. A primeira providência ao embarcar é armar sua rede. Eu prefiro o espaço aberto, sem ar condicionado. Também é importante ficar longe dos banheiros e do bar do navio. Eu havia ido até o barco bem cedo no dia da partida para  reservar meu lugar. Quando voltei, dois jovens estrangeiros haviam movido a minha rede e me espremeram. Fiquei pau da vida. A rede de cada um é sagrada , não se mexe. Mudar de local então?! Ofensa gravíssima. Eu não conseguiria viajar ao lado dos tais, ainda mais que reclamei e fizeram cara de desentendidos. Peguei minha rede e mudei para uma vizinhança melhor, ao um lado um casal que estava mais “interessado” um no outro e de uma turista da Áustria, a Anna. A Anna acabou sendo minha companhia em praticamente todas as refeições. Interessante a disposição dela algum tempo atrás veio ao Brasil numa viagem em grupo, gostou do país e decidiu voltar sozinha. Falando pouquíssimo português, estava feliz da vida dormindo em hotéis de selva, albergues e rede. Gosto do espírito jovem, afinal estou nessa também!


    A rotina do navio é acordar cedo, não tem outra forma, o pessoal começa a se movimentar logo que o dia amanhece. É servido o café da manhã, que neste navio é pago, (normalmente o café é grátis). Depois rola mais uma preguiça na rede. Levanta-se e sempre se encontra alguém para conversar. No dia da partida encontrei dois amigos paranaenses de Coronel Vivida, O Luciano e o Wagner. Viajavam de camionete e como eu, só conseguiram embarcar o carro a noite. Mas é claro, a noite fica mais emocionante, parece que tudo nesses portos é feito do jeito difícil.

    Durante a noite já trocamos umas informações, eles fariam a Transamazônica até Marabá, um trecho que estava nos meus planos, mas que desisti após ver a previsão de chuvas para a região. Durante os três dias que navegamos até Santarém conversamos muito. Bons companheiros e amigos de estrada, ou rio. Nas nossas rodas de conversa estava também um casal de italianos de Cremona, a Nirmy e o Federico. Uma característica dos mochileiros mais jovens é fazer tudo da forma mais barata para poder ficar mais tempo viajando. Um exemplo, estavam no Pantanal Sul e para chegarem ao Amazonas tomaram um ônibus na Bolívia por ser mais barato. Eles contaram que a viagem foi muito desconfortável, mas que valeu a pena! Quando desembarcaram em Santarém eles seguiriam de carona com nossos amigos na camionete.

   A partir de Santarém os amigos se renovaram. Continuei com a companhia da Anna nas refeições e juntou-se a nós a Pauline, jovem holandesa que estava no fim de uma viagem de um ano pela América do Sul. Para viajar sozinha esse período economizou dinheiro trabalhando no McDonalds. Muito divertida e despachada com muita experiência em mochilão pela idade que tem. Conversamos muito, tanto que perdi a voz no final do dia. Nas novas rodas de conversa ainda participaram a Flore, da Bélgica, também viajando sozinha, estava vindo de Iquitos, Peru, pelo rio Amazonas e o Paulinho, trabalhador da Petrobras, gente finíssima, aproveitava a folga da escala para visitar a família. Estes foram alguns passageiros com quem passei mais tempo, mas haviam muitos outros. Um senhor que acabara de separar da mulher e o assunto era só esse. Outro que fora a Manaus atrás de documentos necessários para sua aposentadoria e estava completamente desprovido de recursos, tanto que o Paulinho organizou uma vaquinha e ainda apadrinhou ele no navio para que fosse respeitado pela tripulação. Muitas histórias que se passam num ambiente confinado com pessoas completamente diferentes, mas que de alguma forma trocam algo, deixam uma palavra, um sorriso ou um olhar, experiência para a vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário