A Moto

Optando por viajar com uma moto pequena simplifica-se a vida de várias formas. Pudemos ver que, em pelo menos duas situações, a minha vida foi mais fácil por estar viajando com uma máquina de 150 kg: Na travessia de canoa entre a Guiana Francesa e o Suriname e na hora de trocar a câmara, porque tive que levantar a moto e apoiá-la sobre o bauleto para suspender a roda dianteira. 
Podem achar que se perde em conforto andando nessas magricelas. Confortável é o sofá de casa né... Quem está na estrada já deixou isso para trás. Mas devo admitir que alguns itens melhoram não só o conforto como também a segurança nas longas viagens. As fotos abaixo mostram os itens que instalei na moto com este objetivo:


Pedaleiras maiores. As pedaleiras originais da XRE são minúsculas. Não sentia confiança em andar de pé na moto. O pé sempre na pontinha prestes a escapar. Com estas pedaleiras da Anker me senti muito mais seguro na pilotagem em pé.

Sanfona de bengala e para-lama longo. Neste caso o objetivo não é proteger a bengala e sim evitar que a água suba pelas mesmas e espirre na viseira do capacete. Essa é uma falha grotesca de projeto da XRE. Na chuva, a água suja é sugada nesta parte da moto e levada para o cokpit espirrando diretamente no piloto. Com o uso das sanfonas esse fenômeno diminuiu bastante. A função do para-lama longo, modificado pela Honda no modelo 2012, é evitar que a água e a lama espirrem no farol da moto. Observem na foto abaixo que o problema foi meio resolvido , agora só espirra na metade do farol rs...


Pedal de câmbio dobrável e proteção do motor em aço. O pedal dobrável poupa-nos de ter que improvisar algo ou desentortar o pedal em caso de quedas ou mesmo colisão com pedras ou guias. Evita que tombos bestas como aquele que aconteceu na hora da foto tornem-se momentos mais dramáticos. A proteção de motor é mais psicológica. No padrão de tocada passeio dificilmente uma pedra vai romper o bloco do motor. Equipamento indispensável caso a sua moto tenha um filtro de óleo exposto!

Protetor de motor modelo francês com pedaleiras. Eu acho feio demais! Mas é excelente em viagens longas. A possibilidade de se alterar a posição de pilotagem evita a fadiga além de ajudar não só quando a moto cai mas também quando se tem que agarrar para colocar em uma canoa ou mesmo amarrar dentro do barco. Se observarem a foto da moto na canoa verão que ela ficou apoiada no protetor. Já pensou se estivesse apoiada numa carenagem?

Protetor de mãos e manete e antena corta linha. Classificado como indispensável. Também evita que pequenas quedas virem uma dor de cabeça. A antena corta linha é importante nas travessias de trechos urbanos. Acidentes com cerol são horríveis...

Suporte de alforge. Ficou aí só para dar um pouco de proteção e carregar algumas coisas como a capa de chuva. Sempre é bom ter lugares para segurar a moto e amarrar coisas.

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