domingo, 5 de janeiro de 2014

28/10/2013 - Segunda-Feira - Iwokrama - Annai

    5:45 da madrugada, ponto de encontro no refeitório, uma xícara de café e um biscoito e estávamos prontos, eu e o Wayne, para seguirmos nosso guia, o John, num passeio pelas passarelas suspensas em busca das aves da Guyana. Adentramos na mata e o John foi discorrendo sobre as árvores do caminho e permanecia atento à algumas aves que já apareciam. Não mencionei antes, mas esta região é um paraíso para os avistadores de pássaros,  essa é a principal atividade e o interesse dos turistas que aqui se hospedam e visitam a região. Eu gosto de pássaros, mas também queria conhecer essa infraestrutura que foi projetada e doada pelos canadenses. O nome é Iwokrama Canopy Walkway. Trata-se de uma passarela que está ancorada em quatro grandes árvores à altura de 33m. Em cada árvore há uma plataforma circular onde o visitante se acomoda à espera dos pássaros. Os guias ouvem os cantos e apontam binóculos e lunetas para que possamos vê-los. Todas as avistagens são anotadas num diário. Observamos alguns pássaros e voltamos ao refeitório para o café da manhã. No caminho de volta o John me mostrou uma pequena toca perto do tronco de uma árvore, imaginei que seria de uma aranha, mas me surpreendi ao ver um caranguejo. A quase 400 Km do mar, em plena floresta existem caranguejos. Isso foi novidade! Pouco mais à frente encontramos um veado, acostumado com a movimentação do local ficou por ali enquanto eu tirava fotos.

    Voltamos ao refeitório para tomarmos o café da manhã a tempo de nos despedirmos do motociclista suíço que estava de partida para Boa Vista. Depois do café aproveitei o tempo livre para dar uma geral na moto e principalmente consertar a câmara furada no dia anterior, assim teria novamente uma câmara reserva para encarar o restante da estrada até Boa vista.


    Antes do almoço ainda tive tempo de fazer uma caminhada no meio da mata para tentarmos flagrar mais um pouco da fauna local. Sem sorte com os animais voltamos para o refeitório. Após o almoço arrumei minhas coisas, me despedi da simpática equipe do Atta Lodge e segui viagem.

    
    Para hoje pouca estrada , planejei um dia tranquilo e meu objetivo era dormir no Rock View Lodge distante cerca de 45 Km. Clima agradável, dia ótimo para passear, logo chegava ao meu destino. Deixei minhas coisas no quarto e me aprontei para mais uma caminhada, agora o cenário mudou, estava na Savana. Em companhia do guia, saí da pousada em direção a uma pequena montanha de onde se tem uma vista da planície ao redor. Essa área de Annai inunda no período das chuvas e por vezes fica isolada, pois a estrada desaparece sob a água. Voltamos pouco antes do por do sol. Jantamos no refeitório em companhia do filho do fundador da pousada e de outro turista que eu já havia conhecido naquele mesmo dia bem cedo nas passarelas do Ivokrama Canopy Walkway. Conversamos um pouco, mas fomos dormir logo, todos acordariam muito cedo no outro dia. Marquei meu café da manhã para às 6h e me lancei à cama sob um belo mosqueteiro, obrigatório nessas paragens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário